top of page

APRESENTAÇÃO

- BREVE HISTORIAL -

Tuna Penalva 2 (1)-1.png

A Tuna Recreativa Penalvense (TRP), de Penalva de Alva, é um dos agrupamentos musicais mais antigos do concelho de Oliveira do Hospital. Nasceu da vontade de um grupo de penalvenses que, em 1937, fundou a Sociedade Recreativa Penalvense (SRP). Este grupo manteve-se ativo até meados da década de 1950, ressurgindo em 1982, por iniciativa de um grupo de antigos tunos. Em 2005, iniciou um processo de renovação, no que diz respeito ao repertório e à sua constituição instrumental. Desde a sua origem até aos dias de hoje, a Tuna mantém como principais objetivos proporcionar aos jovens deste meio o contacto com a música e contribuir para a sua divulgação. 

 

A TRP é um grupo exclusivamente instrumental no qual predominam cordofones dedilhados como o bandolim, a bandola, o bandoloncelo, a guitarra clássica, a guitarra portuguesa e a viola baixo. A estes instrumentos acrescem o violino, o violoncelo, o contrabaixo e a flauta transversal. 


A atividade da Tuna é pontuada por ensaios semanais e por apresentações públicas em eventos promovidos pela SRP e por outras entidades, nomeadamente autarquias, instituições particulares de solidariedade social, associações culturais e recreativas e outros grupos musicais, com os quais promove intercâmbios. Ao longo das últimas décadas a TRP apresentou-se em várias localidades, com particular incidência nos distritos da região centro do país. 


Em 2012, assinalando o seu 75º aniversário, editou o seu primeiro CD – Contrast(e)os. Em 2014, e em colaboração com outras instituições musicais concelhias, levou a palco um concerto de tributo a José Afonso, intitulado “Que a voz não te esmoreça”. Em 2016, na sequência de um projeto de música na comunidade sustentado em pesquisa de cariz histórico e etnomusicológico, apresentou o concerto “Música e Memórias em Palco”, com a participação de alguns dos seus membros fundadores. Em 2018, no âmbito de um intercâmbio promovido com a Orquesta de Pulso y Púa Astudillana, faz a sua primeira atuação fora de Portugal, na XI Muestra de Música de Plectro “Villa de Astudillo”, na Província de Palencia (Espanha).


A TRP é atualmente constituída por cerca de 18 instrumentistas com idades compreendidas entre os 10 e os 53 anos. Faz ainda parte da SRP uma Escolinha de Música onde, através da formação musical e aprendizagem do bandolim, da guitarra ou do violino, pretende-se criar as bases para que os jovens possam ingressar no grupo. Do repertório habitual da Tuna constam obras de diferentes estilos e géneros musicais.

bottom of page